Powered By Blogger

Vamos Viver a Vida...

"Devemos prestar atenção no tempo Presente, parar um pouco de ficar olhando o Passado e pensar a todo momento no Futuro, pois o tempo mais precioso está se perdendo..."

Powered By Blogger

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pedagogia da Alternância

Para saber um pouco sobre o que é Pedagogia da Alternância:

•alternância entre a formação agrícola na propriedade e a formação teórica geral da escola;
•além das disciplinas básicas, preparo para a vida associativa e comunitária;
•aproxima o meio escolar com o meio familiar;
•permanência das famílias no campo, mas com direito ao acesso de uma educação ampla, tal como aquela ministrada nas cidades;
•apropriação do conhecimento acadêmico;
•organização curricular e didática que garanta e atenda a cada comunidade;
•mudança no calendário escolar, adaptado a cada região, levando em consideração a colheita para atender às necessidades das famílias, fazendo com que os alunos frequentem as aulas regularmente;
•enfocando a interdisciplinaridade e com eixo norteador as questões ambientais;
•participação da comunidade na gestão, no acompanhamento das práticas educacionais, ministrando aulas e programas na escola;
•nucleação de pequenas escolas no meio rural;
•enfoque das características locais de acordo com a realidade;
•construção de uma Proposta Político Pedagógica que vise o respeito às diferenças, o direito à igualdade e abranja à diversidade do campo em seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia;
•deve ser abrangente na seleção dos conteúdos;
•flexível nas ações didáticas;
•realização de atividades coletivas, individuais, duplas ou grupos pequenos de quatro ou cinco alunos, para que o professor obseve o perfil de liderança e as habilidades individuais;
•salas multisseriadas, com diferentes agrupamentos produtivos;
•organização do espaço físico;
•preservação de suas raízes culturais;
•respeito à regionalidade, ao saber e a cultura local, entre outros.

Do mesmo jeito que as crianças da cidade vão passear no campo, as do campo também devem fazer alguns passeios na cidade: teatro, cinema, parques, etc. Desta forma, fazendo com que todas as crianças conheçam a diversidade que existe no meio urbano e que também ampliem suas experiências. Proporcionar desafios e estimular a pesquisa, são exemplos de atividades produtivas e que ampliam os conhecimentos. Enfim, viva a diversidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário